04 agosto 2011

Como ter uma banda?

||





A fala sério, quem nunca sonhou em ter uma banda ou até mesmo fazer um solo? 
Acontece que muita gente sonha e outras tentam.  Mas para conseguir conquistar seu espaço no mundo da música é bem difícil.  Primeiro porque existem muitas bandas de boa qualidade e segundo, às vezes é frustrante porque você dá tudo de si, mas seu trabalho não é reconhecido.

Primeiramente se existem vários artistas nessa área. Então você tem que fazer de tudo para ser original, não adianta você ter uma voz boa, uma boa banda, uma música ótima e toda vez que você cantar as pessoas acharem que é outra banda. Entendeu?  
Você pode amar Restart, Nx e Capital. Mas não necessariamente tem que cantar exatamente igual a eles. 
Vejam algumas dicas clicando.
 



1 - Amar música, sentir a música se inspirar em música. Você tem que ter paixão por algo que é um compromisso, por aquilo que você escolheu. Se tudo de certo você vai ser profissional certo?  Sua letra e seus acordes podem ser simples, mas se tocados e cantados com amor e se bem interpretada podem encantar logo de primeira. 

2 - Arrumar seus companheiros de banda. Ta ninguém na sua escola e do seu grupo gosta de música que nem você procure em todos os lugares. Achou e a pessoa não toca 100% não exija muito, é bom praticar com amigos, começar a fazer um som leve de brincadeira é assim que se adquiri experiência. Treinando.  Escolha uma pessoa com o mesmo entusiasmo que você, não adianta a pessoa desisti no meio do caminho, ou então não ter tempo de ensaiar toda semana. No mínimo duas pessoas, existem bandas famosas que só tinham três pessoas e fazia muito sucesso.  

3 - Ta você tem paixão pela música e integrantes de banda suficientes. Mas para tudo isso acontecer você precisa de instrumentos e isso requer dinheiro, se você for o cantor não pense que está livre. Seria muito legal se cada integrante tivesse seus instrumentos, tais como: Bateria, guitarra, baixa. Amplificadores e microfones, pedaleiras.

4- Se aperfeiçoe, comece fazendo cover, vocês podem entrar em sites de músicas artistas famosos como: Kate Perry, Rihanna, Vanessa e Manu gavassi fazem cover, é legal no inicio, mas já comecem pensando numa boa música de estréia única para ser a marca da sua banda. Isso acontece por uns seis meses, todo mundo vai lembrar a sua banda por uma música que conquistou. E ai quem sabe não ter seu primeiro fã assim? A lembrando faça se os donos das músicas permitirem depois pode da confusão Ok? 

5 - Como eu disse no começo tenha originalidade. Inspire-se, mas não copie. Plágio musical é tão ruim quanto à sensação de ter seu blog plagiado. E vai queimar sua banda e sua imagem de cara.  Originalidade é bom demais, é um dos passos principais. 

6 - Os nomes da banda antes de começar a se apresentar vocês vão ter que escolher o nome da banda, tanto faz se é em inglês, português, francês. De um toque original no nome misturando, organizando, traduzindo, perguntando. Não importa qual sentindo o seu nome vai causar, intrigue as pessoas ou a explique. Escolha junto com os outros integrantes, uma coisa haver com a história da banda. Lembrando que música e banda não se fazem, ela nasce e o motivo do nascimento sempre vai dar um bom nome.

7 - Ta nem todo mundo cria a banda com o motivo principal fazer sucesso e ganhar dinheiro. Mas é muito bom ser reconhecido pelo seu trabalho. Então perca a vergonha e quando tiver seguro que já ta bom o suficiente para se apresentar, comece em bares, escola, em festas. Sim em festa.  Uma dica chame o maior número de amigos possíveis, escolha um lugar, junte dinheiro com seus integrantes e faça uma festinha de lançamento. Assim se sua banda for boa e tiver bastante gente, já vai ser um meio de divulgá-la e saber se vocês têm ou não que melhorar. Depois corra atrás, nas ruas, nas casas de festas, shows, em sites. Enfim "googla" 

8 - Sempre tenha um dinheiro para emergência. É bom, afinal de contas, imprevistos acontecem e talvez demore um tempo para começar a ganhar dinheiro. 

9 - Ensaie quatro vezes pelo menos por semana. E tire um desses dias para manter o diálogo com a sua banda. Converse muito, é como em um casamento sem diálogo não funciona, converse demais, põem as questões à mesa, veja as idéias de todos, sempre consulte toda a banda antes de tomar uma decisão. 

10 - Seja estiloso ou modinha. Seja feio ou bonito, original ou cover. Vá no limite, vá até o fim. Vai no excesso. É assim que muitos, muitos mesmo estão aí até hoje, tendo sua criatividade reconhecida. Ta a criatividade e a originalidade são as mais importantes. Perseverança, atitude e estilo. 


Gente nada de copiar nome de novela mexicana, ou de desenho animado. Já se imaginou numa banda: "Os Ben 10" fala sério, as pessoas vão achar engraçado, mas nunca vai ser o som inspirador da vida delas, você levaria a sério uma banda com esse nome? O que vale é o conteúdo, e o nome faz parte dele. Se os caras tiveram que copiar o nome de um desenho, imagina a música?!

Para quem não gosta de Restart ou não é fã e acha que o nome deles é um exemplo negativo, ta errado. Até que é legal! 
Não existe um guia verdadeiro para o sucesso, cada banda sabe o quanto foi que custou para chegar no topo. Não exagere muito e acredite no seu tom. 




E aí, qual a sua inspiração?  A minha é o Capital inicial.
Gostaria de ter uma banda? Sim e tocar guitarra. *-*
Tem mais idéias, diga ai!

4 comentários:

  1. Já pensei sim em ter uma banda, seria baterista ou guitarrista... kkk
    Inspiração... hum... são tantas, Charlie Brown, 30 seconds to mars(principalmente).. são muitas

    ResponderExcluir
  2. @Layanne Eduarda - A eu gosto das bandas que você disse também. *-*
    Baterista nunca pensei em ser, agora guitarrista, nossa velho, meu sonho. Ainda aprendo a tocar nem que seja nas horas vagas.


    Votem em Thamíris *-*

    ResponderExcluir
  3. eu tmb gostaria de ter uma banda e tocar guitarra luh :)

    e ter os cabelos asuis, pink rsrs ou verde :)

    e usar saias rodadas kkk beijos *-*

    http://blog-garotadescolada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Eu respondo todos os comentários do blog, por mais que demore um pouquinho sempre respondo.
- Se você me fez alguma pergunta por comentário eu respondo no próprio post, então é só voltar no post onde perguntou que sua resposta estará lá.
- Adoro receber e-mail de leitoras, com dúvidas, elogios, sugestões e até algum desabafo como muitas fazem, acreditem não é nenhum incômodo <3
- Se quer criticar, critique de modo construtivo.
- Eu adoro quando vocês participam, afinal o blog é feito para vocês <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...